Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Startup do PTS adapta software para monitorar os casos de coronavírus


Startup do PTS adapta software para monitorar os casos de coronavírus

Uma startup que está instalada no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), desde agosto do ano passado, adaptou um software para monitorar os casos de coronavírus (Covid-19). Trata-se da Global Data Soluções, empresa que trabalha com prontuário eletrônico e gerenciamento de sistemas de saúde público ou privado. A ferramenta hoje é utilizada em vários municípios, entre eles Cerquilho, Quadra, São Pedro e Tatuí.

A sócia-proprietária da startup, Maria José Galvão, explica que o software, até então, monitorava a epidemia de dengue e emitia relatórios, em tempo real, à Vigilância Epidemiológica e à Central de Regulação. “O que fizemos foi configurá-lo para Covid-19 [CID Ficha de Notificação] atendendo às normas do Ministério da Saúde”, conta.

Ainda conforme Maria José Galvão, o software também era utilizado pelos municípios para o controle da vacinação contra a gripe. “Este equipamento nos permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus, a faixa etária dos infectados e se a pessoa possui cadastro de hipertenso ou diabético em uma unidade de saúde”, detalha.

A sócia-proprietária da Global Data Soluções explica ainda que o software ajuda os agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita de Covid-19. “Com a ferramenta em mãos, os profissionais da área conseguem avaliar a vulnerabilidade da pessoa afetada e se ela traz consigo doenças pregressas”, diz. “Mostra também a qual núcleo familiar o paciente pertence para poder oferecer ações e informações sociais a todos da família.”

Batizado de SDH Gestão de Saúde, o sistema está preparado para disponibilizar todas as consultas e exames anteriores do paciente, as unidades em que ele foi atendido, ou seja, traça um perfil completo daqueles que recebem atendimento.

Para Maria José Galvão, o Parque Tecnológico de Sorocaba tem papel fundamental e importante no desenvolvimento do software, tendo em vista o trabalho de mentorias, cursos, palestras e intercâmbio, bem como a visibilidade que dá às startups que ali estão incubadas. “O PTS só tem agregado valor e conhecimento a mim e a todos da minha equipe”, afirma.

Por sua vez, a analista de aceleração de startups do Parque Tecnológico, Ana Geórgia Damasceno Barbosa, diz estar orgulhosa das ações que estão surgindo no local e que visam colaborar para o combate e controle da pandemia de coronavírus. “Não existe momento mais propício para provar a importância da tecnológica e da inovação”, acrescenta o presidente do PTS, Roberto Freitas. “É tempo de os empreendedores de toda a Região Metropolitana de Sorocaba fazerem a diferença.”    

 


Data: 01/04/2020



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: