Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.









Home: Parque Tecnológico de Sorocaba
Arthwind realiza testes com o sistema de internet da Starlink

Por: Gabriela Brandão - PTS


Arthwind realiza testes com o sistema de internet da Starlink

A ArthWind, empresa localizada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), iniciou testes com a rede de internet Starlink, o sistema de banda larga mais avançado do mundo, desenvolvido pela empresa americana, Space X. A instalação já foi concluída e está em operação.   

 

O objetivo da iniciativa é levar a rede para áreas afastadas onde a empresa atua.  “Trabalhamos em lugares onde não há cobertura de internet, os testes vão nos ajudar a identificar se o sinal da Starlink oferece vazão suficiente para fazer a gestão de dados em áreas remotas”, afirma Armando Costa, diretor e fundador da empresa de tecnologia.   

 

O primeiro teste será realizado no Parque por um período de até 20 dias, depois o equipamento será instalado em outro local para verificação dos indicadores. Após a observação dos resultados, será iniciado o projeto piloto no Nordeste. “Se esses 3 testes apresentarem um bom índice de entrega, de acordo com a nossa necessidade, pretendemos já conectar parte do nosso time à Starlink no próximo ano, ou no final deste ano, entre outubro e novembro”, esclarece.   

 

Para Nelson Cancellara, presidente do PTS, o Parque é um ambiente favorável para inovações e possibilita que ideias sejam testadas. Dessa forma, ele ressalta sobre a possível instalação da rede Starlink em um dos projetos do Arranjo Produtivo Local (APL): “Temos um programa bastante interessante, o APL de agronegócio, em uma área com dificuldade de conexão, conforme os resultados dos testes realizados pela Arthwind, podemos introduzir isso no campo para os produtores”, enfatiza. 

 

A ArthWind integra e desenvolve tecnologias de drones autônomos e robótica para inspeção e  manutenção de pás de aerogeradores eólicos - que transforma o vento em energia útil. Segundo Armando Costa, a organização gera dados e atua em softwares de inteligência que melhoram a gestão e manutenção dos componentes desses geradores.    

 

A Starlink é um projeto desenvolvido pela SpaceX, uma das principais fornecedoras de serviços de lançamento do mundo. Criada pelo bilionário Elon Musk, a empresa ganhou destaque nos últimos anos. Em 2021, ela foi a responsável pelo primeiro voo orbital somente com civis, a missão durou três dias e realizou giros ao redor da Terra. 

 

Diferente de outras redes de internet, a Starlink possui uma constelação de satélites que orbitam o planeta a aproximadamente 550 quilômetros. De acordo com a própria empresa, isso possibilita que o tempo de ida e volta de dados entre o usuário e o satélite seja muito mais rápido, o que proporciona uma alta velocidade e baixa latência e o torna ideal para comunidades rurais.     



Data: 29/06/2022



Formulário de Inscrição
Evento
EVENTO:
DATA: